5/22/2024

Eclesiastes: Nas mãos de Deus!

Há uma tendência em assumir que aqueles que detêm autoridade possuem sabedoria, mas o Pregador lembra-nos que os reis são como quaisquer outras pessoas, exceto que têm o poder de causar grandes danos. É por isso que o Pregador está preocupado que aqueles que aconselhariam o rei o façam com sabedoria. Ele também observou que muitas pessoas estão inclinadas para o mal porque Deus é lento em punir e, portanto, presumem que não haverá punição alguma. Mas mesmo que um pecador possa prolongar a sua vida através do mal, apenas aqueles que temem a Deus podem esperar nele. Pois todos devem eventualmente “ir para os mortos” (9:3), não importa o que tenham feito na vida. O conselho do Pregador é trabalhar duro e aproveitar a vida sempre que possível. Não confie em talentos ou riqueza, inteligência ou força, porque, escreve o Pregador, todos estão sujeitos ao “tempo e ao acaso” (9:11).

O Pregador apresenta duas perguntas retóricas no início do capítulo 8: “Quem é semelhante ao sábio? E quem sabe a interpretação de uma coisa?” Isso se compara a Provérbios 2:1–4.

Em Eclesiastes 8:10–13, o Pregador retorna ao conceito daqueles que temem a Deus. Em 3:16; 4:1; e 5:8, ele já apontou que as pessoas nem sempre conseguem o que merecem nesta vida.

Em 8:14-15, o Pregador diz que é “vaidade” que os ímpios pareçam escapar do julgamento e, em vez disso, recebam bênçãos (8:10-13), e que não há explicação satisfatória para o motivo pelo qual os justos recebem o tratamento devido aos maus. Visto que este mistério não pode ser completamente resolvido, não se deve ficar tão obcecado em tentar desvendá-lo a ponto de negligenciar o desfrute dos dons de Deus (8:15). Compare 8:15 com 2:24; 3:12; 3:22; 5:17; 9:7–9a; e 11:7–12:1a. Como é que a recomendação do Pregador de procurar o prazer se relaciona com tudo o que parece ser vaidade?

A morte chega para todos (9:1–12)
De que forma a frase “nas mãos de Deus” (9:1) oferece segurança diante da realidade de que a morte chega para todos? Isso se relaciona com Deuteronômio 33:3.

Em 9:7–9, o Pregador nos aconselha a viver à luz do fato de que a morte é uma realidade (vv. 1–6)

Toda a humanidade está sujeita ao mesmo destino de decadência e morte, mas aqueles que temem a Deus têm nele a sua esperança.

FESTANDO COM DEUS.
A recomendação de gostar de comer e beber como um presente de Deus (2:24; 3:13; 5:18; 8:15; 9:7) ecoa o convite mais profundo de comer e festejar com Deus. A história começa e termina com uma festa alegre na presença de Deus. No Éden, Deus deu à humanidade “toda árvore agradável à vista e boa para comida” (Gn 2:9, 16–17). Como Adão e Eva rejeitaram esta generosidade, somos separados de Deus para comer em frustração (Gn 3:19). No entanto, Deus está reabrindo o caminho para a sua mesa festiva. Ele acolheu os anciãos de Israel no Monte Sinai, onde “contemplaram a Deus, comeram e beberam” (Êxodo 24:11). Através de Isaías ele nos diz que pessoas de todas as nações virão à sua mesa: Deus “fará para todos os povos uma festa de comida rica, uma festa de vinho bem envelhecido” (Is 25:6). Seguindo esta promessa, Jesus comparou o seu reino vindouro a uma festa de casamento (Mateus 22:2; Lucas 14:15-24) e forneceu sinais para isso com suas abundantes provisões de comida e vinho (Marcos 6:30-44; 8:1–10; João 2:1–11). À medida que os redimidos comem a Ceia do Senhor, desfrutamos de um “aperitivo” para o banquete que se aproxima, adquirido pela sua morte (Lucas 22:14, 16). Quando Jesus retornar, ele restaurará e “aumentará” a festa do Éden, oferecendo um banquete para todos os que confiam nele. “Bem-aventurados os que são convidados para a ceia das bodas do Cordeiro” (Ap 19:9).

TRABALHO NÃO EM VÃO.
A morte é inevitável (2:16-17), chegando para todos (9:1-7). O desespero em Eclesiastes se deve à maldição de Deus sobre a criação, principalmente à realidade da morte. Somos lembrados de que “o salário do pecado é a morte” (Romanos 6:23; Gênesis 2:17). Através da morte e ressurreição de Cristo, também sabemos que a morte perdeu o seu “aguilhão”, que temos “vitória através de nosso Senhor Jesus Cristo”, que o nosso “trabalho não é em vão” (1 Coríntios 15:55-58), e que um dia Jesus, como Criador de tudo, nos reconciliará com Deus (Colossenses 1:15–20), revertendo completamente as maldições da queda (Romanos 8:19–22). Assim, afirmamos com Paulo que “morrer é lucro” (Filipenses 1:21; ver 2 Coríntios 5:2), porque, como Jesus disse, “quem crê nele, ainda que morra, viverá” (João 11:25; Romanos 6:23).

MORTE DERROTADA.
A morte, assim como o pecado, a doença e a tristeza, não pertence a este mundo que Deus criou e declarou “bom” (Gn 1:4, 10, etc.). A morte é uma maldição, introduzida em resposta à nossa rebelião contra Deus (2:17). No entanto, lemos em Isaías que um dia Deus “trará a morte para sempre” (Is 25:8). Quando? Este triunfo começou quando Jesus saiu do seu próprio túmulo, há mais de dois mil anos. Ele “aboliu a morte e trouxe à luz a vida e a imortalidade por meio do evangelho” (2 Timóteo 1:10). Mas ainda aguardamos a vitória completa. Ele retornará, ressuscitará seu povo dos túmulos e derrubará a morte, que então se tornará o “último inimigo a ser destruído” (1 Coríntios 15:26). Paulo celebra isso com uma alusão à promessa de Isaías: “Então se cumprirá a palavra que está escrita: Tragada foi a morte na vitória” (1Co 15:54; Is 25:8).


0 comments:

Postar um comentário