5/16/2024

Eclesiastes: Mais "Vaidades"

 

O Pregador acredita na justiça divina, mas vê-a contrariada, por isso, em vez de elaborar uma solução intelectual suave ou rejeitar o princípio da justiça divina, ele levanta as mãos em frustração e chama o que vê de “vaidade”. Depois, exorta-nos a abrir-nos a tudo o que o momento oferece de bom como um presente de Deus. O Pregador está preocupado com a forma como as pessoas estão divididas pelos seus esforços. Ele diz que aqueles que detêm o poder sempre o usarão para oprimir; que as pessoas são motivadas pela inveja dos seus vizinhos; e que os gananciosos não percebem como os seus desejos os isolam. Em contraste com estes exemplos de individualismo desenfreado, o Pregador lembra ao leitor que “dois são melhores do que um” (4:9) porque as pessoas que trabalham juntas não apenas realizam muito (o objetivo dos gananciosos e dos poderosos), mas também, cuidem uns dos outros (como os vizinhos deveriam fazer). O Pregador termina esta seção escrevendo sobre um homem pobre e sábio que se tornou rei, mas foi esquecido pelas gerações futuras. O Pregador considera isso também vaidade, pois todas as coisas construídas pelos humanos desaparecerão.

A injustiça do mundo é um lembrete poderoso de que todas as pessoas estão voltadas para os seus próprios desejos e objetivos, não pensando em nada além do seu próprio ganho.

Eclesiastes contém passagens desesperadas com a injustiça (1:15; 3:16; 4:1–3; 5:8; 7:15–18; 8:14; 9:11), lembrando-nos que este mundo não fornecerá tudo isso. é necessário para satisfazer, corrigir ou justificar. Em última análise, deve ser Deus quem justificará os justos e também punirá os culpados, porque não podemos finalmente depender da justiça dos julgamentos terrenos. Assim como Jesus se confiou “àquele que julga com justiça”, também devemos “seguir os seus passos” (1 Pedro 2:19-23), ansiando pelo dia “em que a sua glória será revelada” (1 Pedro 4:13). e, como juiz final, ele corrigirá todos os erros (por exemplo, João 5:22; 1 Coríntios 4:4–5; 1 Pedro 4:5).

Eclesiastes 4:9–12 lembra-nos que Deus nos salva pela sua graça e nos traz para a comunidade devido à nossa necessidade de relacionamentos num mundo onde nenhum relacionamento terreno é seguro. Nosso Salvador identificou-se voluntariamente conosco na solidão de sua paixão – ele foi abandonado por Israel, pelos Doze e até mesmo, de uma forma explicável, pelo Pai – “Meu Deus, meu Deus, por que me abandonaste?” (Mateus 27:46). Isto também destaca para nós a preciosidade da promessa do Salvador de nunca nos deixar nem nos abandonar (Hb 13:5).

Conexões com toda a Bíblia
HUMANIDADE DO PÓ.
Em Gênesis 2:7 lemos sobre Deus moldando o homem do pó e soprando vida nele. Isto destaca a humanidade como um produto tanto da terra, seu lar, quanto de Deus, seu criador. Viemos do pó e ao pó um dia retornaremos (Gênesis 3:19; Eclesiastes 3:20; 12:7). O pó também é usado como uma imagem da bênção de Deus, pois ele prometeu a Abraão que seus descendentes seriam tão numerosos quanto o pó da terra (Gn 13:16). Ele repete esta promessa a Jacó (Gn 28:14), posteriormente confirmada por Balaão (Nm 23:10). No ápice do período de Israel como potência nacional, Salomão vê o povo de Deus tão numeroso quanto o pó da terra (2 Crônicas 1:9). No entanto, um povo tão numeroso quanto o pó da terra ainda retornará ao pó. Precisamos de um caminho para não ficarmos presos ao pó, e no Novo Testamento Paulo explica que nossa união com Cristo nos une a um homem que vem do céu para assumir nosso pó e redimi-lo (1 Coríntios 15:47-49).

O CORAÇÃO DE DEUS PARA AQUELES QUE SOFRE INJUSTIÇA.
Em meio à injustiça, é importante lembrar que Deus cuida dos que sofrem. O coração de Deus sempre esteve com os aflitos. Quando Israel foi escravizado no Egito, Deus ouviu o seu clamor, viu a sua aflição e conheceu o seu sofrimento (Êxodo 3:7). Ele estava envolvido. Depois de redimir Israel do Egito, ele deu-lhes a Lei, repleta de instruções para proteger os pobres, os estrangeiros, os órfãos e as viúvas (Dt 10.18-19; 15.7-11). É claro que os servos sofredores de Deus sempre foram pecadores também. O povo de Deus muitas vezes perseguia ídolos, abandonando-o e escravizando-se a deuses que não podiam libertá-los (Is 45:20; Jr 2:13). Cristo é o Servo obediente que sofreu sem pecado algum. Ele andou em obediência ao Pai, mas ainda assim sofreu muito, permitindo-lhe identificar-se tanto com o Pai em sua perfeição quanto conosco em nossa fraqueza e dor (Hb 4:15). Isto permite que Jesus seja o único mediador entre Deus e a humanidade.

Quando lemos sobre a criação do homem (Gn 2:7), vemos o homem como uma combinação de uma parte material ligada à terra (corpo) e uma parte imaterial ligada a Deus (espírito). Somos o pó da terra, mas também o sopro de Deus. Esta é a tensão da nossa realidade como imagens criadas de um Deus incriado (Gn 1:26-28). Após a queda (Gênesis 3), sem a intervenção de Deus seríamos apenas pó animado que um dia retornaria à terra. No entanto, Deus tem trabalhado continuamente para redimir o seu “amado pó”, enviando o seu Filho para assumir a nossa forma empoeirada. Por causa disso, um dia receberemos um corpo que será liberto do pó e incorruptível tanto no corpo como no espírito (1Co 15:42-49).

A JUSTIÇA DE DEUS E A VINDICAÇÃO DOS OPRIMIDOS.
Em sua justiça, Deus vindica seu povo (Sl. 4:2-3; 7:9; 9:4; 35:24; 103:6; Isa. 50:8; Miquéias 7:9; Romanos 8:33). Isto mostra sua fidelidade a eles (Ne 9:8; Sof. 3:5; Zac. 8:8) e sua justiça (Jr 11:20; 2 Tm 4:8). A justiça de Deus é claramente vista em seus julgamentos (Salmo 7:11; Mal. 3:5; Romanos 2:2, 5) e contrasta fortemente com a injustiça humana (Romanos 3:5ss.). A justiça de Deus mostra um verdadeiro padrão de como devemos viver (1 João 2:29; 3:7–12); sua justiça é digna de nosso louvor (Is 24.15–16); e isso é visto mais claramente em Jesus Cristo (Romanos 3:21–22). Ao vermos a justiça de Deus claramente revelada na cruz de Cristo, podemos confiar que os seus julgamentos sobre os ímpios e os opressores virão eventualmente e corrigirão a criação (Romanos 8:20-21).


0 comments:

Postar um comentário