9/04/2023

Deus e o dom da linguagem

Hoje falarei sobre poemas, em especial um que eu gosto muito chamado acróstico. Mas Luciano o que é um acróstico?

Um acróstico é um poema ou outra composição de palavras em que a primeira letra, sílaba ou palavra de cada nova linha ou parágrafo, ou outro recurso recorrente no texto soletra uma palavra, mensagem ou alfabeto.

Exemplo: Mãe
       Mulher
bençÃo
        Especial

Quando a última letra de cada nova linha, ou outro recurso recorrente, forma uma palavra que é chamada de telestich; a combinação de um acróstico e um telestich na mesma composição é chamada de duplo acróstico.

E existem ainda os acrósticos complexos como o do Behold, O God! (Eis, ó Deus!) de William Browne... No manuscrito, algumas letras são maiúsculas e escritas extragrandes, sem itálico e em vermelho, e as linhas são deslocadas para a esquerda ou para a direita e espaçadas internamente conforme necessário para posicionar as letras vermelhas dentro de três cruzes que se estendem por todas as linhas do poema. As letras dentro de cada cruz representam um versículo do Novo Testamento:

Esquerda: Lucas 23:42: "Senhor, lembra-te de mim quando entrares no teu reino."
Meio: Mateus 27:46: "Ó Deus, meu Deus, por que me abandonaste?"
À direita: Lucas 23:39: "Se tu és o Cristo, salva-te a ti mesmo e a nós."

Behold, O God! (Eis, ó Deus!) de William Browne

O "INRI" no topo da cruz do meio significa Iēsus Nazarēnus, Rēx Iūdaeōrum, latim para "Jesus de Nazaré, Rei dos Judeus" (João 19:3). As três citações representam as três figuras crucificadas no Gólgota, conforme registrado nos evangelhos de Mateus e Lucas.

Mas o mais interessante é que você pode pensar que isso é algo novo, porém a bíblia tem acrósticos que estão no livro de Salmos, Provérbios e Lamentações.

Vou tratar por hora de salmos e os outros a posteriori. Muitos não sabem mais o livro de Salmos é uma coleção de 150 poemas dividido em 5 livros e alguns dos salmos foram escritos depois da volta do cativeiro (veja, por exemplo, Salmo 147:2), que aconteceu no 6º século a.C.

Há nove salmos acrósticos que são organizados de modo que cada linha, ou cada série de linhas, comece com as letras sucessivas do alfabeto hebraico. E será que Deus que inspirou através do espirito santo tal arranjo, não é porque haveria uma razão para isso?

A mais possível em meu ponto de vista é que usar acróstico demonstra não só a flexibilidade do autor como nos acrósticos seculares, onde são uma mera demonstração de habilidade. Mas os Salmos da bíblia demonstram também a flexibilidade da linguagem. Você não acha admirável que de uma forma artificial e, com relativa facilidade, completar uma série coerente de sentenças de louvor a Deus? Você poderia querer experimentá-la, para demonstrar a si mesmo esta admirável flexibilidade de linguagem e também explorar a quantidade de aspectos em que você pode louvar a Deus. A linguagem, que é um dom de Deus, é um meio maravilhosamente elástico para comunicar, como está demonstrado nos salmos acrósticos.

Então vamos a eles:
SALMO

O versículo 2 diz a Deus, eu o louvarei de todo o meu coração e, de acordo com minha tese, a forma de acróstico diz, eu o louvarei com o alfabeto inteiro.

10 Este salmo exprime confiança no poder de Deus sobre o mal.  Os Salmos 9 e 10 são apenas acrósticos parciais; podem ser parte de um acróstico maior e completo.

25 Um alfabeto de súplicas é o título que dá a este salmo.

34 O assunto aqui é a felicidade completa daqueles que confiam em Deus.

37 As bênçãos completas do justo são consideradas nos versículos 1-8, e contrastadas na segunda metade com a completa calamidade acarretada aos ímpios.

111 O assunto da bondade de Deus não é esgotado pelo alfabeto inteiro.

112 O salmista considera a completa bem-aventurança do justo.

119 A bondade da lei de Deus não é exprimida totalmente apesar do fato que o salmista usa cada letra oito vezes antes de passar à seguinte.

145 O amor de Deus é um tema para todos os homens (versículo 4), e para todas as letras do alfabeto, também.

Usar o alfabeto inteiro foi usado neles pode ser uma forma de Deus dizer: Aqui está um tema grande; é preciso o alfabeto inteiro para dizê-lo, como certamente é o caso do salmo acróstico 119, que está escrito para louvar a maravilhosa lei de Deus que de brinde vem em 22 versos de 8 versículos, cada um com uma letra do alfabeto hebraico em seu início.

Deus nos abençoou com o maravilhoso dom da linguagem.  Que melhor uso podemos fazer dela do que louvando-o e ensinando outros sobre ele?  Mas, mesmo com o quase ilimitado poder e flexibilidade da linguagem, jamais esgotaremos seu louvor.


0 comments:

Postar um comentário