9/27/2023

Lamentações, II Ato

Ontem começou o primeiro ato do livro de Lamentações e hoje na continuidade digo que recuperar a arte de lamentar é uma necessidade para este tempo que estamos e um presente para qualquer estação da vida. Ao olhar as páginas das notícias de hoje, não me surpreendo ao ver muitas ações que resultam de não ter um lugar na sociedade para lamentar com segurança e liberdade a certeza de que seremos abraçados e não julgados. Ao mesmo tempo, nessa jornada, nesse ano, encontrei em meu próprio coração no meio de muita ansiedade, muitas situações que ainda não tinham sido lamentadas, situações que tive que revisitar em oração e reflexão para processar os ensinamentos, lições, fracassos e vitórias dessas estações.

Lamentações em seu capítulo 2 é uma leitura difícil... Sem uma interação entre 2 personagens como no capítulo 1, temos apenas um longo monólogo do Narrador. Ele continua, metáfora após metáfora, mostrando o quão difícil era a situação. Algumas das fotos que ele pinta com suas palavras são difíceis de digerir! Ele fala sobre Deus estar cheio de raiva e não ter piedade... Ele diz que Deus retirou sua proteção sobre Jerusalém, e é Deus que consumiu Israel como um fogo selvagem. Se isso não bastasse, ele diz que Deus também rejeitou a religião deles: permitiu que o templo fosse destruído, rejeitou seu próprio altar, desprezou seu próprio santuário... Ele conclui que Deus planejou tudo o que aconteceu e que agora a família real se foi, exilada em uma terra distante, os profetas perderam suas visões, os líderes são derrotados e as jovens ficam envergonhadas...

Desanimador? Como você se sente lendo a descrição dele? Você já se sentiu tão derrotado em uma situação que só pode concluir que Deus está no seu caso, tirando a proteção dele ou até se vingando? Você já esteve em uma situação em que olha em volta e não encontra absolutamente nenhuma esperança?

E então, no versículo 11, algo acontece; até que aqui ele estava ausente, mas agora ele se aproxima, ele se personifica como parte do drama, ele faz parte do povo. Ele chora, ele quebra.

Você já viu um repórter explorando a dor de alguém? O que aconteceria se a dor fosse dele? Porque uma coisa é descrever a dor, a mágoa ou a luta como algo que está fora de você, fora de sua vida, de suas experiências, e é algo completamente diferente se identificar com a dor, a luta, como se fossem suas. Provavelmente é o que passa pela sua mente quando você está lutando e alguém, na tentativa de confortá-lo, diz algo como "Eu sei o que você está passando agora", e você se pergunta: "Você, mesmo?". Você entende a dor de perder seu melhor amigo? Seu conjunge? Você entende a dor de perder um filho? Você entende o medo de receber o diagnóstico que mais temia? Você entende a pressão de não saber onde vai dormir hoje à noite ou onde seus filhos vão dormir hoje à noite? Você já sentiu o medo de não saber de onde virá sua próxima refeição? Porque, como Jerusalém estava perguntando no último capítulo, quando estamos passando pela luta, sentimos que ninguém pode entender o que estamos passando. E o que precisamos é que alguém ouça!

A mudança no versículo 11 é que agora ele não pode se afastar. Ele se aproxima. A dor que ele está descrevendo agora é a que vem de seu próprio coração! Lembro-me de alguns comentários numa conversa de quando Ayrton Senna morreu em um trágico acidente enquanto competia na Itália. Resolvi procurar e achei um vídeo na internet de quando o acidente aconteceu e enquanto ele estava sendo ajudado pela equipe de resgate, a corrida continuou. Um tempo depois, a cena foi cortada e o repórter brasileiro que cobria as corridas completamente pálido, falando de um hospital, nos dizendo que Ayrton havia morrido. Sua expressão estava em branco... sua voz era suave... seus olhos estavam em outro lugar. O repórter estava fazendo seu trabalho da melhor maneira possível em um ambiente muito difícil. Mas o homem estava sofrendo porque seu amigo estava morto.

Para o resto do mundo e as centenas de repórteres que compartilham as notícias, trata-se de um esportista famoso morrendo em circunstâncias trágicas. Mas para a equipe brasileira esse era seu herói, seu amigo, uma pessoa especial. As notícias foram de longe para fechar, de fato para um sentimento, de "o que aconteceu com outra pessoa em outro lugar" a "está acontecendo em meu coração aqui, agora".

E em um momento de distanciamento, em um tempo de separação, esse também é o nosso desafio: olhar para o que está acontecendo em nosso mundo, em nosso país, em nosso estado, em nossa cidade, em nossa comunidade, em nossa congregação, em nossa família... Não como algo distante, mas como algo próximo, não como fatos e números, mas como pessoas, como alguém que importa.de fato.

A mudança mais significativa pode ser vista se você comparar os versículos de Lamentações 1.8-9 e 2.13. No primeiro, o narrador está chamando Jerusalém de "um pano imundo", "desprezada", "nu e humilhada", "agora ela está na sarjeta sem ninguém para levantá-la". O julgamento é claro, é cortante, é direto e justificado.

Mas na segunda passagem, depois que ele se aproxima, depois que ele permite que seu coração sinta sua dor, depois que ele permite que a situação toque seu coração, as palavras são muito diferentes... Agora ele a chama de "filha", "Filha virgem de Sião"... De desprezada a filha. De contaminada a virgem. Do julgamento à misericórdia... O pecado dela permanece o mesmo, o julgamento ainda é válido, mas o coração do narrador é tocado de uma maneira que exige misericórdia, porque ele se atreve a sentir a dor dela.

Posso confessar que muitas vezes me sentei confortavelmente em um local de julgamento, olhando o que estava acontecendo em outro país, com outras pessoas, com outras igrejas, com outra pessoa... Olhei para o que eles fizeram e encontrei justificativas para suas consequências. Citei versículos da Bíblia para mostrar que havia razões por trás do que estava acontecendo. Mas quando me permiti me aproximar, conversar com as pessoas envolvidas, levar tempo para ver sua perspectiva... Mesmo quando entendi e justifiquei e expliquei teologicamente a situação, meu coração ainda chorava por misericórdia. Primeiro, porque me lembro que estou na mesma situação: meu pecado merecia punição, meus erros eram injustificáveis, eu me rebelei e fiz errado, e nenhuma das minhas boas ações ou ações em nuvem paga pelo peso do meu pecado - de acordo com a Bíblia, Eu estava morto no meu pecado e fui condenado. E então alguém chegou perto... Perto o suficiente para sentir como era a vida da minha perspectiva, a perspectiva de um humano. Ele sentiu minha dor, viu minha confusão, entendeu meu coração e, mais importante, pagou o preço pelo meu pecado e agora eu vivo Sua vida, andando em Seu amor, sustentado por Sua graça.

O narrador faz uma pergunta muito importante no final do versículo 13: Quem pode curá-la? Parece uma pergunta derrotista, sem resposta... Ou podemos vê-la como uma semente. Uma semente de esperança. Uma pergunta lançada no ar com a esperança de que alguém a ouça e responda. Você já fez essa pergunta ultimamente? Quem pode curar este mundo? Quem pode curar nossa sociedade? Existe uma solução para toda a luta, dor, confusão e divisão deste mundo? Sim. Há sim. Quem derrotou a morte e o pecado ainda é o mesmo hoje e será o mesmo para sempre.

Então ousamos nos aproximar, ousamos fazer a pergunta, ousamos pedir misericórdia, ousamos declarar salvação mesmo no meio do que vemos hoje - porque somos testemunhos vivos do que amor, graça e misericórdia podem fazer... Mesmo em alguém como eu!

Que a paz de Deus e toneladas de esperança estejam com cada um de vocês que chegaram até aqui, agora e sempre!




0 comments:

Postar um comentário