4/28/2024

Eclesiastes: Introdução


Eclesiastes afirma poderosa e repetidamente que tudo não tem sentido (“vaidade”) sem um foco adequado em Deus. O livro revela a necessidade de temer a Deus num mundo caído e frequentemente confuso e frustrante.

As pessoas buscam um significado duradouro, mas não importa quão grandes sejam suas realizações, elas são incapazes de alcançar o significado que desejam. O que estraga a vida, de acordo com Eclesiastes, é a tentativa de tirar mais proveito da vida – do trabalho, do prazer, do dinheiro, da comida ou do conhecimento – do que a própria vida pode proporcionar. Isto não é satisfatório e leva ao cansaço, por isso o livro começa e termina com a exclamação “Tudo é vaidade”. Esta frase é repetida ao longo de todo o livro.

Não importa quão sábio, rico ou bem-sucedido alguém possa ser, não é possível encontrar sentido na vida longe de Deus. Em Eclesiastes, o fato de “tudo é vaidade” deveria levar todos a temer a Deus, cuja obra dura para sempre. Deus faz o que quer, e todos os seres e toda a criação estão sujeitos a ele. Em vez de nos esforçarmos em tentativas fúteis de obter significado nos nossos próprios termos, o que é verdadeiramente significativo é ter prazer em Deus e nos seus dons e estar contente com o pouco que a vida tem para oferecer e com o que Deus dá.

Como as outras literaturas sapienciais da Bíblia, Eclesiastes se preocupa em transmitir sabedoria e ensinar as pessoas a temerem ao Senhor. Contudo, Eclesiastes serve de equilíbrio para a sabedoria prática de Provérbios. Embora Eclesiastes considere a sabedoria prática benéfica, esse livro chega a ela por um caminho mais reflexivo. Enquanto Jó pede uma justificação pessoal, Eclesiastes partilha a intensidade de Jó, mas a sua busca é pela felicidade e por algo que perdure. Eclesiastes é consistente com o resto das Escrituras na sua explicação de que a verdadeira sabedoria é temer a Deus mesmo quando não podemos ver tudo o que Deus está fazendo.

Eclesiastes descreve a falta de sentido de viver sem Deus. Vemos que Deus criou o mundo e o chamou de “bom”. Mas apesar desta bondade original, a humanidade caiu em pecado e toda a criação foi submetida à maldição do conhecimento do mal que até então só Deus tinha. Isso trouxe ao mundo falta de sentido, violência e frustração. Graciosamente, Deus não deixou sua criação em um ciclo interminável de falta de sentido. A resposta de Deus ao pecado é redimir, renovar, restaurar e recriar. A Bíblia traça esta história de salvação do começo ao fim. Embora este processo comece imediatamente após a queda, a missão de resgate de Deus culmina em Jesus Cristo, que nos resgatou da falta de sentido da maldição que nos assola. Cristo nos resgata da vaidade do mundo, submetendo-se à mesma vaidade do mundo. Aquele que é Deus escolheu sujeitar-se às condições do mundo sob a maldição da aliança, a fim de resgatar o mundo dos efeitos dessa maldição.

Versículos Chave:

“Vaidades das vaidades, diz o Pregador, vaidade das vaidades! Tudo é vaidade” (Eclesiastes 1:2).

“Vaidade das vaidades, diz o Pregador; tudo é vaidade” (Eclesiastes 12:8).

“Tudo o que Deus faz dura para sempre; nada pode ser acrescentado a ele, nem nada pode ser retirado dele. Deus fez isso para que as pessoas temessem diante dele” (Eclesiastes 3:14).


0 comments:

Postar um comentário