12/08/2023

Sabedoria de Provérbios - IV

No início das postagens vimos que a sabedoria começa com um relacionamento com Deus. Vemos isso ainda mais vividamente no Novo Testamento quando Paulo nos diz: “E por causa dele vocês estão em Cristo Jesus, o qual se tornou para nós sabedoria de Deus, justiça, santificação e redenção” (1 Coríntios 1:30).

Em Jesus, vemos que a sabedoria não é apenas informação ou discernimento; a sabedoria é uma Pessoa.

Jesus é a sabedoria de Deus em plena exibição. E esta Pessoa fez algo que parece tolice aos olhos do mundo: Ele deu a Sua vida por nós. Agora, por causa da Sua morte e ressurreição, podemos conhecer e seguir este Jesus. Podemos temê-lo. Podemos colocar toda a nossa fé Nele. Ao fazermos isso, Ele nos torna pessoas sábias que refletem Seu nome e anunciam Seu evangelho ao mundo.

Há uma diferença entre a sabedoria mundana e a sabedoria bíblica. Embora as pessoas em nossa sociedade possam ter algum nível de sabedoria de acordo com o mundo, Salomão faria uma distinção entre a sabedoria do mundo e a verdadeira sabedoria dada por Deus. A sabedoria bíblica começa com o temor do Senhor (um tema central não apenas em Provérbios, mas também em toda a Bíblia). “O temor do Senhor é o princípio da sabedoria, e o conhecimento do Santo é a perspicácia” (Pv 9:10; cf. Sl 111:110). A sabedoria está enraizada no temor do Senhor.

Por que temer ao Senhor é essencial para se tornar sábio? Com um temor saudável a Deus vem a humildade intelectual, do tipo que nos ajuda a perceber que somos completamente dependentes de Deus para todas as coisas, incluindo sabedoria e discernimento.

Você se considera sábio? Se não, por onde você deveria começar sua busca pela sabedoria? Uma maneira seria seguir o exemplo de Salomão e humilhar-se diante de Deus, reconhecer sua dependência Dele e pedir-Lhe que o equipe com sabedoria.

É importante perceber que a sabedoria não se trata apenas de informação, mas de transformação. Embora certamente envolva informação, a sabedoria não se destina a ficar parada nos limites da cabeça, mas destinado a ser vivido como resultado de um coração e caráter transformados. Começa num nível pessoal – um medo interno e um amor por Deus – e é continuamente expresso num nível pessoal, à medida que influencia e molda as ações da pessoa no dia a dia.

Por que você acha que as pessoas muitas vezes associam sabedoria a saber muita informação?

Quais são algumas maneiras pelas quais sua vida demonstra a sabedoria de Deus trabalhando através de você?

O perigo para muitos é memorizar estas palavras, estudá-las mais profundamente, discuti-las uns com os outros, mas nunca realmente conseguir fazê-las. Estas palavras, e tudo o que Deus disse, devem criar raízes em nossos corações e resultar em verdadeira obediência a Deus. Só então poderemos realmente chamar outros para abraçá-los e obedecer ao que Deus disse. A menos que Sua verdade penetre nossos corações e produza obediência, seremos ineficazes e infrutíferos ao chamarmos outros a seguir a Deus.

Como você pode procurar crescer em sabedoria esta semana? Quando se trata de sabedoria, podemos ver uma conexão clara entre a Cabeça, o Coração e as Mãos – envolve conhecimento e compreensão, mas inclui uma mudança de coração e a vivência do que é aprendido. Então, uma resposta seria estudar. Estude a Palavra de Deus. Leia o livro de Provérbios e pratique vivê-lo.

Quais são algumas maneiras pelas quais você pode procurar compartilhar a sabedoria de Deus com outras pessoas?

Deus abençoe você que chegou até aqui. E que Ele nos de sabedoria todos os dias!




0 comments:

Postar um comentário