10/19/2023

Débora profetisa e juíza. Ato II

O povo de Deus responde à sua entrega na adoração

O capítulo 4 narra a história do resgate de Deus. Agora, no capítulo 5, o autor transcreve uma bela poesia – a canção do resgate de Deus:

"Naquele dia, Débora e Baraque, filho de Abinoão, entoaram este cântico:
Os líderes de Israel assumiram o comando, e o povo os seguiu de boa vontade. Louvem a Senhor!
Ouçam, reis! Prestem atenção, governantes! Pois eu cantarei ao Senhor; sim, tocarei música para o Senhor, o Deus de Israel!
Senhor, quando saíste de Seir e marchaste desde os campos de Edom, a terra tremeu, e as nuvens do céu despejaram chuva.
Os montes estremeceram na presença do Senhor, o Deus do monte Sinai, na presença do Senhor, o Deus de Israel.
Nos dias de Sangar, filho de Anate, e nos dias de Jael, ninguém passava pelas estradas, e os viajantes tomavam caminhos tortuosos.
Restavam poucos nos povoados de Israel, até que Débora se levantou como mãe para Israel.
Quando Israel escolheu novos deuses, a guerra chegou às portas das cidades. Mas não se via um só escudo ou lança, entre quarenta mil guerreiros de Israel.
Meu coração está com os comandantes de Israel, com aqueles que se ofereceram para lutar. Louvem o Senhor!
Considerem estas coisas, vocês que montam em jumentas brancas, que se sentam em finas mantas, vocês que caminham pela estrada.
Ouçam os músicos dos povoados, reunidos junto aos bebedouros. Ali relatam as justas vitórias do Senhor, as justas vitórias de seus camponeses em Israel. Então o povo do Senhor desceu às portas da cidade."
Juízes 5:1-11

Às vezes, as músicas são a melhor maneira de comunicar uma história. As músicas ensinam. Semelhante a um hino nacional, o cântico de Débora e Baraque era um cântico de vitória.

O foco desta música não está nos personagens da história, mas em Deus como o salvador. Os egos dos líderes e os elogios do povo desaparecem na luz da glória do único Deus verdadeiro (4:14). Foi o Senhor quem chamou Débora para se sentar como juíza de Seu povo. Foi o Senhor quem deu habilidades para ela e Baraque para a liderança, para montar e treinar um exército. Foi o Senhor quem deu a Sísera nas mãos de uma dona de casa (Jael, a mulher que derrubou o poderoso geral com uma estaca). Foi o Senhor quem saiu diante deles.

"Jael Smote Sisera, and Slew Him" by James Jacques Joseph Tissot
Por que as pessoas cantaram? Louvar ao Senhor e lembrar-se de Sua fidelidade. Débora e Baraque sabiam que as pessoas tenderiam a esquecer as poderosas obras de Deus. É por isso que ela lhes deu uma canção de recordação.

Da mesma forma, recebemos canções em toda a Bíblia (Êxodo 15, Salmos, Apocalipse 5) que têm como objetivo nos lembrar do que Deus fez. Ao cantar essas canções, lembramos e recontamos o que Deus fez em nosso favor. Ao cantar, encorajamos e edificamos uns aos outros (Colossenses 3:16).

A história e o cântico de Débora são a nossa história; é a nossa música. Estávamos cativos do pecado e não tínhamos esperança. Satanás e seus 900 carros foram empilhados contra nós; não poderíamos lutar sozinhos. No entanto, o Senhor esteve em nosso lugar, lutando em nosso favor, reivindicando a vitória sobre o inimigo de uma forma improvável – através de uma cruz.

Há outra história de Deus esmagando a cabeça de seu inimigo. Em Gênesis 3, parte da aliança que Deus fez com Eva é que sua semente esmagaria a cabeça da serpente. Ou, para ser mais claro, Jesus esmagaria a cabeça de Satanás.

Hoje somos o povo de Deus porque através de Cristo, Deus esmagou a cabeça da serpente. Foi através deste grande resgate que fomos perdoados de uma vez por todas. Somos como os israelitas, correndo continuamente atrás de coisas que pensamos que nos darão vida. O que o mundo oferece? O mesmo acontece com a serpente oferecida no jardim: Você pode ser maior que Deus; você pode ser o herói.

Mas aqui vemos que existe apenas um herói. O herói desta história é somente Deus. O herói da história do nosso resgate é somente Cristo.

A obra do Espírito na vida de um cristão começa com a salvação, trazendo uma pessoa à fé em Cristo, e continua através do processo de santificação, ajudando essa pessoa a se tornar mais semelhante a Cristo ao longo de sua vida. O Espírito capacita e habita nos crentes, intercede em seu favor e os equipa com dons especiais para o serviço no reino de Deus. Ele também é nosso Consolador e Mestre, ajudando-nos a interpretar e compreender as Escrituras.

De acordo com a história, o exército de Baraque sabia que estava em desvantagem quando se tratava de armas (Juízes 5:8). Mesmo assim, eles permaneceram ali e confiaram que Deus iria fazer alguma coisa.

Eu me pergunto se, enquanto estavam ali, eles recontaram um ao outro a história do Êxodo: "Lembra-se do que Deus fez quando abriu o Mar Vermelho e nossos pais caminharam em terra seca"? "Lembra quando nossas famílias chegaram à terra prometida com Josué e os rios se dividiram"? Conhecer o caráter e o poder de Deus deu coragem a muitos deles ao enfrentarem as tremendas probabilidades contra eles.

Vimos nesta história o cântico de Débora e Baraque. É interessante que outras religiões não sejam conhecidas por cantar e escrever hinos e canções de louvor. Como cristãos, parece que não podemos deixar de cantar. Nossa fé canta. E aqui, depois que Deus deu a vitória ao Seu povo, Débora e Baraque começaram a cantar, que é exatamente o que acontece em nossos corações quando refletimos sobre o amor de Deus em Sua vitória sobre o pecado em nossas vidas.

Lembre-se do fato de que a essência da adoração não consiste em shows de luzes e músicos talentosos, mas em refletir sobre o que Deus fez e permitir que isso nos mova, de dentro para fora, a louvá-Lo.

Nesta história temos duas pessoas muito diferentes – uma juíza e um general assustado – unindo-se para usar os seus dons. Numa pequena escala, isto ensina-nos como a igreja hoje avança em unidade, como um corpo com muitas partes. Alguns, como Débora, lideram com sabedoria e conselho. Outros se voluntariam para servir na igreja. Todos nós temos um papel a desempenhar no corpo de Cristo (Romanos 12:4-5).

Quando andamos na fé usando os nossos dons, percebemos que não somos o centro da história. Não fingimos mais que somos dignos de glória, o que nos liberta para servir verdadeiramente a Deus e aos outros.

De brinde para quem quiser saber mais sobre as mulheres na bíblia, tem um livro da Ellen G. White que se chama "Filhas de Deus", onde tem 2 capítulos sobre as mulheres, um no A.T. e um no N.T., você pode encontra-lo em áudio, PDF, MOBI ou epub aqui: Filhas de Deus (Download)


0 comments:

Postar um comentário