Quão bom é ser encontrado quando se está perdido. Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, Pai das misericórdias e Deus de toda consolação, que nos consola em todas as nossas tribulações, para que, com a consolação que recebemos de Deus, possamos consolar os que estão passando por tribulações. 2 Coríntios 1:3,4

12/08/2023

Sabedoria de Provérbios - IV

No início das postagens vimos que a sabedoria começa com um relacionamento com Deus. Vemos isso ainda mais vividamente no Novo Testamento quando Paulo nos diz: “E por causa dele vocês estão em Cristo Jesus, o qual se tornou para nós sabedoria de Deus, justiça, santificação e redenção” (1 Coríntios 1:30).

Em Jesus, vemos que a sabedoria não é apenas informação ou discernimento; a sabedoria é uma Pessoa.

Jesus é a sabedoria de Deus em plena exibição. E esta Pessoa fez algo que parece tolice aos olhos do mundo: Ele deu a Sua vida por nós. Agora, por causa da Sua morte e ressurreição, podemos conhecer e seguir este Jesus. Podemos temê-lo. Podemos colocar toda a nossa fé Nele. Ao fazermos isso, Ele nos torna pessoas sábias que refletem Seu nome e anunciam Seu evangelho ao mundo.

Há uma diferença entre a sabedoria mundana e a sabedoria bíblica. Embora as pessoas em nossa sociedade possam ter algum nível de sabedoria de acordo com o mundo, Salomão faria uma distinção entre a sabedoria do mundo e a verdadeira sabedoria dada por Deus. A sabedoria bíblica começa com o temor do Senhor (um tema central não apenas em Provérbios, mas também em toda a Bíblia). “O temor do Senhor é o princípio da sabedoria, e o conhecimento do Santo é a perspicácia” (Pv 9:10; cf. Sl 111:110). A sabedoria está enraizada no temor do Senhor.

Por que temer ao Senhor é essencial para se tornar sábio? Com um temor saudável a Deus vem a humildade intelectual, do tipo que nos ajuda a perceber que somos completamente dependentes de Deus para todas as coisas, incluindo sabedoria e discernimento.

Você se considera sábio? Se não, por onde você deveria começar sua busca pela sabedoria? Uma maneira seria seguir o exemplo de Salomão e humilhar-se diante de Deus, reconhecer sua dependência Dele e pedir-Lhe que o equipe com sabedoria.

É importante perceber que a sabedoria não se trata apenas de informação, mas de transformação. Embora certamente envolva informação, a sabedoria não se destina a ficar parada nos limites da cabeça, mas destinado a ser vivido como resultado de um coração e caráter transformados. Começa num nível pessoal – um medo interno e um amor por Deus – e é continuamente expresso num nível pessoal, à medida que influencia e molda as ações da pessoa no dia a dia.

Por que você acha que as pessoas muitas vezes associam sabedoria a saber muita informação?

Quais são algumas maneiras pelas quais sua vida demonstra a sabedoria de Deus trabalhando através de você?

O perigo para muitos é memorizar estas palavras, estudá-las mais profundamente, discuti-las uns com os outros, mas nunca realmente conseguir fazê-las. Estas palavras, e tudo o que Deus disse, devem criar raízes em nossos corações e resultar em verdadeira obediência a Deus. Só então poderemos realmente chamar outros para abraçá-los e obedecer ao que Deus disse. A menos que Sua verdade penetre nossos corações e produza obediência, seremos ineficazes e infrutíferos ao chamarmos outros a seguir a Deus.

Como você pode procurar crescer em sabedoria esta semana? Quando se trata de sabedoria, podemos ver uma conexão clara entre a Cabeça, o Coração e as Mãos – envolve conhecimento e compreensão, mas inclui uma mudança de coração e a vivência do que é aprendido. Então, uma resposta seria estudar. Estude a Palavra de Deus. Leia o livro de Provérbios e pratique vivê-lo.

Quais são algumas maneiras pelas quais você pode procurar compartilhar a sabedoria de Deus com outras pessoas?

Deus abençoe você que chegou até aqui. E que Ele nos de sabedoria todos os dias!




12/06/2023

Sabedoria de Provérbios - III - A sabedoria nos mostra como viver no mundo que Deus fez

Provérbios é um livro prático. E isso não deveria ser surpresa, já que a sabedoria tem a ver com a vida. A sabedoria é a verdade em ação. Deus quer que não apenas saibamos coisas, mas que façamos coisas. Salomão pretendia que seus ouvintes realmente vivessem as verdades e declarações que ele apresentou. aqui estão alguns exemplos:

Deve-se escolher um bom nome em vez de grandes riquezas, e favor é melhor que prata ou ouro. Os ricos e os pobres encontram-se; o Senhor é o criador de todos eles. O prudente vê o perigo e se esconde, mas o simples segue em frente e sofre por isso. A recompensa pela humildade e pelo temor do Senhor são riquezas, honra e vida. Espinhos e armadilhas estão no caminho dos tortuosos; quem guarda a sua alma manter-se-á longe deles. Instrua a criança no caminho em que deve andar; mesmo quando envelhecer não se desviará dela. Os ricos governam os pobres e quem toma emprestado é escravo do credor. Quem semeia a injustiça colherá a calamidade, e a vara da sua fúria falhará. Quem tem olhos generosos será abençoado, pois reparte o seu pão com os pobres. Expulse o escarnecedor, e a contenda acabará, e a briga e a injúria cessarão. (Pv 22:1-10)

É tentador ler a palavra de Deus e falar sobre ela, mas nunca realmente vivê-la. Tiago nos alertou sobre os perigos de apenas ouvir a palavra quando disse: “Mas sejam praticantes da palavra, e não apenas ouvintes, enganando-se a si mesmos” (Tg 1:22).

Ler essas palavras sem aplicar sua sabedoria é autoengano. Quando Jesus disse: “Ide, portanto, e fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a observar tudo o que vos ordenei” (Mateus 28:19-20). Ele quer que façamos o que Ele disse, e não simplesmente aprendamos o que Ele disse. Muitas vezes caímos na mentalidade de que a informação resulta automaticamente em transformação. É certo que precisamos de informação, mas Jesus quer que obedeçamos à informação que nos foi dada.

Nos versículos de provérbios 22 podemos entender o seguinte:

• V. 1: Construa seu caráter, não apenas sua conta bancária.

• V. 2: Não pense que seu valor se baseia no que você tem ou não tem.

• V. 3: Conheça suas limitações.

• V. 4: Seja humilde!

• V. 5: Proteja-se.

• V. 6: Os pais devem ensinar sabedoria aos filhos.

• V. 7: Seja cuidadoso e sábio com as dívidas.

• V. 8: Viva com justiça.

• V. 9: Seja generoso.

• V. 10: Não tenha medo de enfrentar pessoas difíceis.

Agora, dê uma parada e veja esta lista. Pense em todas as áreas que foi coberta e todas as questões da vida que abordamos. E isso foi em 10 versos! A sabedoria atinge todos os aspectos de nossas vidas – nossos relacionamentos, nossas atitudes e nossa postura em relação ao mundo, e assim por diante. A sabedoria não deixa pedra sobre pedra quando isso acontece em nossas vidas. Deus falou conosco. A questão é: vamos ouvir e obedecer? Faremos realmente o que Ele nos diz para fazer?




12/04/2023

Sabedoria de Provérbios - II - A sabedoria nos leva à fé em Deus

É comum hoje em dia ouvir as pessoas dizerem: “Você só precisa acreditar em si mesmo!” Em certo sentido, uma medida de autoconfiança é boa e saudável. Mas “apenas acreditar em si mesmo” como modo de vida é o caminho da tolice. A verdadeira sabedoria não nos leva à fé em nós mesmos, mas em Deus.

Vimos anteriormente que o tolo despreza a sabedoria e a disciplina, o que é outra maneira de dizer que o tolo despreza o Senhor, pois não teme ao Senhor. Agora veremos como a sabedoria nos leva não apenas a temer ao Senhor, mas também a confiar Nele e mantê-Lo no centro de nossas vidas.

"Meu filho, não se esqueça dos meus ensinamentos, mas deixe o seu coração guardar os meus mandamentos, pois eles lhe acrescentarão longos dias e anos de vida e paz. Não deixe que o amor inabalável e a fidelidade o abandonem; amarre-os em volta do pescoço; escreva-os na tábua do seu coração. Assim você encontrará favor e bom sucesso aos olhos de Deus e dos homens. Confie no Senhor de todo o seu coração e não se apoie no seu próprio entendimento. Reconheça-o em todos os seus caminhos, e ele endireitará os seus caminhos. Não seja sábio aos seus próprios olhos; tema ao Senhor e afaste-se do mal. Será cura para a sua carne e refrigério para os seus ossos". (Pv. 3:1-8)

Se tivéssemos que resumir o ponto principal de Salomão nesta passagem, poderíamos dizer: coloque sua fé no Senhor, não em você mesmo. A sabedoria está enraizada no temor do Senhor, e nosso temor a Deus deve se traduzir em uma fé sólida como uma rocha em Deus. Então, como é a fé em Deus?

Para começar, é uma fé que foge da autossuficiência e vai em direção à dependência de Deus. É o tipo de fé oposto ao tolo. Somente os tolos pensam que chegaram ao conhecimento quando, na verdade, a verdade é que eles não podem ir além do que sua sabedoria mundana pode levá-los. É por isso que Salomão implora a seu filho que confie no Senhor com todas as suas forças. Isto, por sua vez, significa que ele nunca deve confiar na sua própria sabedoria e compreensão ou considerar-se sábio segundo os seus próprios padrões.

Não somos o padrão de sabedoria. Não devemos confiar em nós mesmos e pensar que dominamos a vida. Na verdade, é impossível confiar em nós mesmos e ao mesmo tempo confiar no Senhor. Um inevitavelmente expulsará o outro. Apoiar-se em nossa experiência e discernimento naturalmente tempera nossa capacidade e urgência de confiar no Senhor. Por outro lado, quanto mais confiarmos no Senhor, menos confiaremos em nós mesmos. Descobriremos que, ao confiarmos no Senhor, Ele dirige nossos caminhos e nos conduz à alegria e à paz.